top of page
Buscar
  • Foto do escritorLara Brandão

Nem toda ansiedade é um problema.

Pensar em ansiedade normalmente é sinônimo de algo negativo. Tendemos a vê-la sempre como algo ruim. Porém, gostaria de trazer outra perspectiva, demonstrando o quanto ela é importante para nós.


A ansiedade é uma resposta humana natural. Faz parte da nossa herança genética, que se perpetuou através dos séculos. Ela foi e continua sendo extremamente necessária para nossa sobrevivência. A sua função é de nos proteger, nunca prejudicar.


Ainda que hoje, não haja um leão pronto a nos devorar, nosso cérebro, muitas vezes, entende a situação por essa lente, nos preparando para lutar ou fugir de uma situação de risco, seja ela real ou imaginária.


Ela é necessária na preparação e no enfrentamento de uma determinada situação. Vai agir, ativando nossos recursos internos de modo a nos preparar para esse enfrentamento.


Precisamos dela para atravessar uma rua, correr de um cachorro, estudar para uma prova, se preparar para uma apresentação ou para qualquer ação que venhamos a desempenhar. Ela é a mola propulsora das nossas vidas.


É a ansiedade a responsável por mobilizar a energia necessária para que lidemos com cada uma dessas situações. Sem a sua manifestação, provavelmente ficaríamos completamente paralisados, trazendo consequências provavelmente negativas, concordam?


Por isso, não temos como eliminá-la, pois precisaremos dela atuando na nossa vida. O cuidado que é preciso ter, é de tentar mantê-la dentro dos níveis considerados funcionais e saudáveis.



3 visualizações0 comentário

Comments


  • Instagram
  • Whatsapp
bottom of page