top of page
Buscar
  • Foto do escritorLara Brandão

A importância da psicoeducação

A psicoeducação está na base da Terapia Cognitivo Comportamental, mas não é ferramenta exclusiva da abordagem.


Pode ser definida como um recurso de tratamento, que integra intervenções psicoterapêuticas associadas a educacionais, usada pelos psicólogos, para auxiliar no entendimento dos pacientes sobre sua condição de saúde física e mental.


É a partir dessa estratégia, que instruímos aos pacientes sobre as suas queixas, seu modo de funcionamento (cognitivo, emocional e comportamental) dentro do que é denominado modelo cognitivo, e como irá ocorrer o processo terapêutico, tornando-o muito mais transparente e acessível ao paciente, que participa ativamente do processo.


Quando mais o individuo aprender sobre seu diagnóstico (quando tiver um), suas dificuldades e seu funcionamento, mais ele adere e se engaja na psicoterapia e quanto mais adere, mais efetivo se torna o tratamento.


O trabalho de psicoeducação na TCC é fundamental, pois, o objetivo é tornar o indivíduo capacitado para lidar com as próprias questões após o processo de alta.


Utiliza-se materais complementares como textos, livros, vídeos, filmes, sites que vão auxiliar nesse processo de aprendizagem.




2 visualizações0 comentário

Comments


  • Instagram
  • Whatsapp
bottom of page